Jané Group Crash Test Research & Development Center

Todas as cadeiras Jané Concord nascem no nosso Jané Group Crash Test Research & Development Center, o único túnel de choque privado de Espanha para a investigação da segurança infantil, e um dos mais avançados do mundo. O Laboratório está situado na sede da Jané, nas nossas instalações, e junto aos gabinetes de design e investigação do Grupo Jané.

Mais de 20 anos de testes e investigação

O Jané Group Crash Test Research & Development Center foi construído no ano de 2003, quando, fruto do nosso compromisso com a segurança infantil, decidimos criar o nosso próprio laboratório de choque para pôr à prova as nossas cadeiras e, entre outros objetivos, conseguir um nível de segurança inclusive superior aos requisitos legais. Um espaço de investigação para desenvolver e melhorar os nossos produtos, prever necessidades e melhorias para o futuro, analisar e testar os nossos sistemas de retenção para crianças. 

Foi um dos primeiros centros específicos criados na Europa para a segurança infantil e um dos poucos centros privados dedicados exclusivamente à investigação de acidentes rodoviários de crianças.

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Catapulta de choque

O simulador foi concebido para reproduzir choques de forma regulada, estrita e exatamente igual e repetida em cada uma das suas configurações de choque. Este simulador está homologado pelo Ministério da Indústria de Espanha, o que significa que reproduz, com uma precisão exata, os choques descritos no Regulamento Europeu, em cada uma das suas configurações: Frontal, Traseira ou Lateral. 

Normalmente estes laboratórios estão preparados para simular colisões de automóveis e, adicionalmente, podem fazer testes para cadeiras de crianças, uma vez que os testes para automóveis são muito parecidos com os das cadeiras de crianças, e as instalações sofisticadas são praticamente as mesmas que são necessárias para testar um sistema de retenção para crianças. 

No caso do Laboratório da Jané, trata-se de uma instalação específica para crianças.

A nossa família
de dummies

Nos testes de choque, quer no mundo da segurança de adultos, quer na segurança de crianças em automóveis, são utilizados bonecos extremamente fiéis à fisionomia humana para simular os passageiros destes veículos. Estes bonecos, chamados dummies, têm o tamanho e o peso de bebés e crianças "reais". Para que os testes de choque sejam o mais parecidos com o que ocorreria num choque real, os dummies devem seguir dois critérios básicos:

  1. Fidelidade à fisionomia humana: Que sejam o mais parecidos, em tamanho e peso, com as crianças da idade que representam.
  2. Antropomorfismo: Que os movimentos e reações dos dummies sejam o mais parecidos com os de uma criança real.

No laboratório da Jané contamos com 6 dummies da Série P (os primeiros dummies europeus regulamentados na Norma Europeia ECE R44 e 6 Dummies da atual Série Q, de acordo com o Regulamento Europeu ECE R129 (conhecido popularmente pelo nome iSize).

As crianças experimentam um crescimento e evolução morfológica extremamente rápidos. Nos seus primeiros 10 anos, passam dos 40 cm de altura aos 150 cm. Em apenas 10 anos de idade. No nosso laboratório temos toda a família. Desde o recém-nascido, um bebé de 9 meses, até um de um ano, um de 18 meses, um de 3 anos, outro de 6 anos e, por último, um de 12 anos.

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32 sensores

Ao contrário dos manequins da série P, que transportavam no seu interior 6 sensores para medir o impacto do choque nos órgãos internos (principalmente no peito e na cabeça), os novos dummies da série Q incorporam mais de 30 sensores, com diferentes funções, que permitem medir os danos causados por cada impacto. Estes sensores estão repartidos por quase todo o corpo (cabeça, cervicais, tórax, pélvis e abdómen) e permitem-nos medir os danos, por exemplo, em caso de golpe de chicote cervical, tensão do cinto de segurança no tórax, impactos laterais, deslocação vertical ou pressão abdominal.

Vamos para além das normas

Nunca nos cansamos de repetir isto, mas os nossos padrões de segurança autoimpostos significam que nos esforçamos sempre em ir para além dos requisitos legais. A série Q de manequins do nosso centro de investigação vai muito para além dos requisitos dos testes de segurança europeus para os sistemas de retenção para crianças. Após cada choque realizado obtêm-se leituras precisas de cada um dos sensores, que juntamente com a inspeção visual e as leituras oferecidas pelas câmaras de alta velocidade (mais de mil imagens por segundo), ajudam-nos a melhorar os nossos produtos. 

Graças a este centro e à investigação constante foi possível desenvolver produtos inovadores e únicos e obtiveram-se avaliações do mais alto nível.

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